Azeda

Rumex acetosa

Planta vivaz, de raiz tuberculosa, que pode atingir um metro de altura. As folhas inferiores estão sustentadas por um pecíolo comprido, que se torna mais curto nas folhas colocadas na parte superior. As folhas são carnudas e inteiras. Possui flores masculinas e femininas que estão separadas. Ocorre em locais húmidos, com muita vegetação. Aparece, espontaneamente, em quase todo o país e também na Gardunha. As folhas frescas e cruas são utilizadas em casos de falta de apetite, casos de retenção de urina e como depurativo do sangue. As sementes são utilizadas para combater eczemas crónicos. As suas raízes podem ser utilizadas como laxante.

Pessoas com tendência para a formação de cálculos oxálicos, com reumatismo e artrite não devem fazer consumo desta planta.

Formas de aplicação:

Cozimento - Utilizam-se os rizomas que se põem a cozer em água durante algum tempo. Filtra-se, adoça-se e toma-se o líquido, que tem efeito carminativo.

Extracto líquido - Esmagam-se os rizomas da planta, recolhe-se o líquido e utiliza-se em compressas sobre as feridas e ulcerações.

Unguento - Trituram-se os rizomas, misturando-se a polpa com azeite até obter uma pomada. Coloca-se sobre as áreas da pele a tratar.

© 2020 Emma's Flowers / Grown with love, all rights for beauty reserved
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started