Abrótea

Asphodeus bento-rainhae

Plantas vivazes e rizomatosas, que podem atingir um metro de altura. As folhas são lineares e planas ou caniculadas, todas basais. As flores são dispostas em cacho denso, com tépalas brancas que apresentam nervura média esverdeada ou acastanhada. As plantas florescem na Primavera. Asphodelus bento-rainhae apresenta cápsulas mitriformes, sendo a planta esguia e geralmente ramificada. Asphodelus albus é uma planta mais robusta, com cápsulas ovóides a subglobosas, que na Gardunha sofre maturação precoce, relativamente a Asphodelus bento-rainhae. As partes utilizadas são os rizomas que podem ser recolhidos durante todo o ano. Utiliza-se no tratamento de eczemas, feridas, cravos, icterícia e eliminação de gases. Também pode ser utilizado no tratamento de hemorróidas e dermatites.

Formas de aplicação:

Cozimento - Utilizam-se os rizomas que se põem a cozer em água durante algum tempo. Filtra-se, adoça-se e toma-se o líquido, que tem efeito carminativo.

Extracto líquido - Esmagam-se os rizomas da planta, recolhe-se o líquido e utiliza-se em compressas sobre as feridas e ulcerações.

Unguento - Trituram-se os rizomas, misturando-se a polpa com azeite até obter uma pomada. Coloca-se sobre as áreas da pele a tratar.

© 2020 Emma's Flowers / Grown with love, all rights for beauty reserved
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started