Erva-de-são-roberto

Geranium purpureum 

Planta herbácea anual ou bienal, com caule ramificado e com pêlos. As flores dispõem-se aos pares. Apresenta um odor desagradável, quando esmagada. Aparece em locais sombrios e húmidos. Floresce a partir de Abril. As partes utilizáveis são as folhas e os caules. Para a colheita deve esperar-se pela floração máxima. As plantas devem ser secas a 35º C, em local arejado. Contém taninos em concentração elevada, o que lhe confere uma acção adstringente, hemostática e diurética (é por isso utilizada no tratamento de cálculos urinários e renais). Encontram-se ainda geraniol e alguns ácidos orgânicos. O odor desagradável da planta volatiliza-se quando a planta seca, o que permite a sua utilização. Como cicatrizante, pode ser utilizado no tratamento de herpes e sarampo. É indicado no tratamento da diarreia e enterocolites. São-lhe também atribuídas propriedades anticancerosas.

Formas de aplicação:

Infusão - Colocam-se ervas secas em água a ferver. Deixa-se arrefecer, filtra-se e bebem-se 2 chávenas por dia.

Decocção - Fervem-se folhas da planta em água. Filtra-se e gargareja-se 3 a 4 vezes por dia, para inflamações da boca e garganta.

Cataplasma - Utilizam-se directamente as folhas frescas, lavadas e amassadas, sobre as chagas e úlceras, 2 a 3 vezes por dia. Tapa-se com uma ligadura.

© 2020 Emma's Flowers / Grown with love, all rights for beauty reserved
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started