Erva-doce ou funcho

 Foeniculum vulgare

Planta herbácea que pode atingir mais de um metro e meio de altura. As folhas são inicialmente filiformes e muito ramificadas. Floresce a partir de Junho, dispondo-se as flores em umbelas. Os frutos surgem em Junho e têm um aroma forte a anis. Encontra-se principalmente em terrenos agrícolas abandonados. As partes utilizáveis são as raízes, folhas e frutos. A essência das folhas é responsável pelas propriedades carminativas, espasmolíticas, produtoras de secreção láctea e expectorante. Externamente tem propriedades anti-inflamatórias, curando feridas e chagas. A raiz é bastante diurética.

Formas de aplicação:

Infusão de sementes - Colocam-se sementes em água fervida, ainda quente, mantendo-se em repouso durante 10 minutos. Toma-se como carminativo, depois das refeições. Pode também utilizar-se no tratamento de bronquite e rouquidão.

Infusão das folhas - Colocam-se folhas em água fervida. Toma-se depois das refeições, para obter efeito tónico e digestivo.

Decocção - Fervem-se fragmentos de raiz, cortada em pedaços, durante 2 minutos, em água. Retiram-se e deixa-se repousar o líquido, durante 10 minutos, podendo tomar-se 2 chávenas por dia, para obter efeito diurético.

Cataplasma - Utilizam-se as folhas frescas directamente sobre as feridas e chagas.

© 2020 Emma's Flowers / Grown with love, all rights for beauty reserved
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started