Hipericão

Hypericum perforatum 

Planta perene de inflorescências vistosas e amarelas. Aparece espontaneamente em toda a Península Ibérica, preferindo os terrenos não cultivados, frescos e húmidos. Floresce a partir de Maio. Frequentemente esta planta é confundida com o hipericão-do-Gerês. As partes utilizáveis são as extremidades floridas que se apanham num dia de muito sol e deixam-se depois secar à sombra. Possui um óleo essencial, taninos e hidrocarbonetos. É conhecida a sua acção cicatrizante, anti-séptica, adstringente e vulnerária. Possui ainda propriedades sedativas e antidepressivas. Está indicada no tratamento da ansiedade, depressão, diarreia, asma, úlcera gastroduodenal e hemorróidas. A hipericina consumida em grandes quantidades pode causar eritemas e ulcerações.

Formas de aplicação:

Infusão - Colocam-se as extremidades das plantas floridas em água fervente. Deixa-se arrefecer, filtra-se e adoça-se. Bebe-se ao longo do dia.

Unguento - Deixam-se a macerar durante 3 dias as sumidades floridas frescas, em azeite. Ferve-se em banho-maria e aplica-se em compressas sobre a área afectada (feridas, úlceras e queimaduras).

© 2020 Emma's Flowers / Grown with love, all rights for beauty reserved
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started