Malva

 Malva sylvestris

Planta bienal, que pode ser encontrada em locais não cultivados. O caule é relativamente lenhoso, no segundo ano de vida. As folhas estão divididas em cinco lóbulos, dentados. Floresce na Primavera e no Verão, com flores roxo-rosadas. Utilizam-se as folhas, que devem ser recolhidas antes da floração e secas o mais rapidamente possível, em local bem arejado. Também se utilizam as flores, que devem ser secas a uma temperatura de cerca de 35ºC. Contém uma mucilagem que lhe confere propriedades laxantes. É também utilizada como emoliente e balsâmico, utilizando-se para catarros, bronquites, faringites, asma e processos gripais. Não devem utilizar-se folhas com manchas, uma vez que as folhas das malvas são frequentemente parasitadas, ficando manchadas.

Infusão - Colocam-se flores em água a ferver. Adoça-se com mel e utiliza-se para tosse e bronquites.

Decocção das folhas - Colocam-se folhas e flores de malva em água a ferver, ficando em ebulição durante 3 minutos. Deixa-se arrefecer entre 10 a 15 minutos e filtra-se, podendo tomar-se até 4 chávenas por dia.

Decocção das raízes - Coze-se a raiz em água, fervendo durante 15 minutos. A água é utilizada como expectorante, anti-hemorroidal e irrigações.

Folhas frescas - As folhas frescas, por mastigação, aliviam a dor de dentes.

Suco da planta fresca - Extrai-se da planta e aplica-se directamente sobre a pele inflamada por picadas de insectos.

© 2020 Emma's Flowers / Grown with love, all rights for beauty reserved
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started