Medronheiro

Arbutus unedo 

Arbusto alto, que se transforma em árvore quando o crescimento não é controlado, sobretudo em terras ricas e com água abundante. Os ramos mais jovens são avermelhados e as folhas lanceoladas mantêm-se sempre verdes. O fruto é uma baga vermelha, quando está madura, com polpa amarela. Floresce no final do Verão ou com as primeiras chuvas do Outono, sendo possível observar simultaneamente as flores e os frutos, que resultaram da floração do ano anterior. Nas folhas e nos ramos jovens há altas concentrações de taninos e um glicosídeo. Nos frutos, quando estão bem maduros, há diversos açúcares, ácido málico e pectina. Estes frutos, quando maduros, são comestíveis. Contudo, a sua ingestão deve fazer-se com regra devido à facilidade com que podem fermentar, originando álcool.

Formas de aplicação:

Infusão - Colocam-se algumas folhas em água a ferver, deixando em repouso durante cinco minutos. Filtra-se o líquido, podendo tomar-se 3 vezes por dia, em pequenas chávenas.

Decocção - Fervem-se em água algumas folhas de medronheiro durante 10 minutos e filtra-se o líquido, podendo beber-se 3 copos por dia.

© 2020 Emma's Flowers / Grown with love, all rights for beauty reserved
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started