Pão com Queijo

Primula vulgaris

Primula vulgaris é uma planta perene de 10 a 30 cm de altura, com uma roseta basal de folhas verdes em habitats favorecidos. Floresce no início da primavera. As folhas têm 5 a 25 cm de comprimento e 2 a 6 cm de largura, geralmente muito enrugadas.  O caule é extremamente curto, está escondido no centro da roseta das folhas . As flores delicadamente perfumadas têm de 2 a 4 cm de diâmetro, carregadas isoladamente em hastes curtas e delgadas. As flores são tipicamente amarelas pálidas.  As flores são hermafroditas, com um ovário superior que mais tarde forma uma cápsula que se abre por válvulas para liberar as pequenas sementes negras. 

Na Gardunha é possível encontrá-la no meio dos carvalhais, cobrindo o solo. 

Pensa-se que o nome comum de pão-com-queijo esteja associado ao facto de as pétalas serem comestíveis e de alegadamente terem o sabor do pão comido com queijo. O amarelo claro das pétalas, associada á cor do queijo, reforçou, durante anos, esta ideia.

Tem propriedades anti-espasmódicas e adstringentes (diminui as secreções das mucosas). 

Antigamente, a prímula era utilizada para tratar a gota, o reumatismo e a paralisia muscular. Também era usada para provocar o vómito. Sob a forma de infusão, também se utilizava no tratamento para distúrbios do sistema nervoso.

A infusão da raiz de prímula é por vezes tomada em doses pequenas como um remédio contra dores de cabeça.

© 2020 Emma's Flowers / Grown with love, all rights for beauty reserved
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started