Pilriteiro

 Crataegus monogyna

Planta arbustiva que pode atingir cerca de dois metros de altura, em condições espontâneas. É muito comum na Península Ibérica. As folhas, em forma de cunha na extremidade, dividem-se em diversos segmentos. Os ramos possuem espinhos. Floresce na Primavera, apresentando flores brancas, com odor agradável e com cinco pétalas. As flores agrupam-se em ramos. Os frutos são pequenos, vermelhos e pouco saborosos. São utilizadas as flores e folhas. As flores devem ser secas à sombra e guardadas em local seco. As folhas e as flores exercem uma acção cardiotónica, devido à presença de flavonóides. A planta é muito recomendada para problemas de arterosclerose, insuficiências cardíacas leves e angina de peito. É também boa reguladora da pressão sanguínea, podendo ainda ser utilizada para taquicardias, extra-sístoles e arritmias. Pode ser utilizada como sedativo, para as insónias e tratamento de úlceras de origem nervosa. Deve, no entanto, ser utilizada com moderação.

Formas de aplicação:

Infusão - Numa chávena de água a ferver coloca-se uma mão cheia de flores. Deixa-se arrefecer e retiram-se as flores, podendo beber-se uma chávena por dia. Esta infusão pode ser adoçada com mel, utilizando-se também para gargarejos.

Extracto líquido - Esmagam-se as extremidades floridas e recolhe-se o líquido. Este deve ser tomado diluído em água, para o tratamento da hipertensão.

© 2020 Emma's Flowers / Grown with love, all rights for beauty reserved
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started