Pinheiro

Pinus pinaster 

Árvore de grande porte que apresenta dois tipos de folhas, sendo as definitivas as agulhas, que permanecem unidas na base. É muito abundante em Portugal, depois de ter sido intensivamente introduzida no nosso território. Floresce na Primavera, apresentando flores masculinas e flores femininas. Utilizam-se as folhas, rebentos jovens (gomos) e a resina. Contém uma essência, incolor e de forte odor, cujo principal constituinte é o α-pineno. A essência só deve ser utilizada em pequenas doses, uma vez que pode causar irritações. Os rebentos são colhidos de Fevereiro a Março e, depois de secos, são utilizados como desinfectantes das vias respiratórias e urinárias.


Formas de aplicação:

Infusão de rebentos - Juntam-se rebentos de pinheiro à água a ferver e deixa-se arrefecer.

Cozimento de folhas - Colocam-se folhas em água, fervem-se durante algum tempo e filtra-se, podendo beber-se 2 a 3 chávenas por dia, antes das refeições, para gota e reumatismo.

Maceração - Cortam-se os gomos de pinheiro longitudinalmente, colocam-se num recipiente com as faces cortadas viradas para cima. Cobrem-se com açúcar e recolhe-se o suco obtido passados dois dias. Tomam-se algumas colheres por dia.

© 2020 Emma's Flowers / Grown with love, all rights for beauty reserved
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started