Poejo

Mentha pulegium 

Planta herbácea, atingindo por vezes sessenta centímetros de altura. As folhas são alongadas, pequenas e dispõem-se alternadamente. Observando as folhas em contra-luz, distinguem-se uns pontos mais claros, correspondentes às zonas que contêm a essência, com odor semelhante ao mentol, que se percebe quando se recolhe a planta. Encontra-se em locais húmidos. Floresce no Verão. Cerca de 1% do peso total da planta corresponde à essência, constituída por algumas cetonas. A essência é responsável pela acção estimulante do apetite. Utiliza-se ainda como espasmolítico, colagogo e carminativo, pelo que é recomendado em casos de digestões lentas. Externamente é utilizada como cicatrizante de feridas e chagas.Utiliza-se a planta na totalidade. As grávidas devem ter cuidado na excessiva ingestão desta planta.


Formas de aplicação:

Infusão - Mergulham-se partes da planta seca em água fervida, durante 10 minutos. Tomam-se 3 chávenas por dia, depois das refeições.

Extracto fluido - Esmaga-se a planta fresca, recolhendo o líquido obtido. Diluem-se algumas gotas em meio copo de água, podendo tomar-se duas vezes por dia. Utiliza-se como colagogo e colerético.


© 2020 Emma's Flowers / Grown with love, all rights for beauty reserved
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started