Roseira-brava

Rosa canina 

Planta arbustiva com o caule cheio de acúleos (picos) pontiagudos. As folhas são compostas e fixam-se ao caule por um pecíolo. Produz vistosas flores. Pode ser encontrada, de forma espontânea, em ribanceiras ou ladeiras com pouco arvoredo. Floresce em Maio e Junho. As partes utilizáveis da planta são as folhas, as pétalas, os frutos e as raízes. Estas devem arrancar-se em Março ou Abril. As folhas apanham-se em Maio. A planta é rica em taninos, ácido gálico, flavonóides, matérias gomosas, pequenas quantidades de essência, vitamina A e carotenóides. Os flavonóides contidos nos frutos determinam uma acção diurética e de protecção capilar. Esta planta está indicada no tratamento de diarreias, fragilidade capilar, edemas, varizes, obesidade, cistite e feridas.

Formas de aplicação:

Infusão de folhas - Junta-se uma colher de folhas ou flores a uma chávena de água a ferver, podendo tomar-se 3 a 4 vezes por dia.

Infusão de flores - Colocam-se folhas ou flores em água a ferver. É aplicada externamente, em forma de compressas ou lavagens, para obter efeitos adstringentes.

Xarope - Espremem-se fortemente os frutos, adicionando ao suco obtido igual quantidade de açúcar. Ferve-se em lume brando até obter alguma consistência, podendo tomar-se várias colheres de chá por dia. Este xarope é utilizado para a diarreia.

© 2020 Emma's Flowers / Grown with love, all rights for beauty reserved
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started